Mestrado Aberto! Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS!

Olá, é isso mesmo, a Universidade Federal da Fronteira Sul, a UFFS, lançou edital para ingresso no Mestrado Profissional em Educação!

Para acessá-lo, clique no botão abaixo, mas, já te adiantando o que você vai ver no PDF, a seleção vai se resumir, basicamente, a três etapas: projeto de pesquisa, sua defesa e análise curricular!

Em outras palavras, não tem como fugir, vai ter de fazer um projeto. E agora? Por onde começar?

Bem, todo projeto começa com um tema e, pensando no curto prazo dado pelo edital, com inscrições até o dia 18 de julho, decidi disponibilizar, de forma totalmente gratuita, minha aula “Imersão Acadêmica”, onde trago meu método de escolha e delimitação de tema, já comprovado e usado por mais de 100 alunos e desenvolvido a partir de minha própria experiência como Doutorando em Antropologia e Mestre em Direito e Ciências Sociais!

Reproduzir vídeo

Se você gostou dessa metodologia, te convido a dar uma olhada no meu curso especial pra quem quer entrar de cabeça na carreira acadêmica, o Academia Simplificada!

Nele, você terá aulas já disponíveis no momento da compra sobre TODOS os pontos de um projeto e seleção de forma direta e objetiva, além de duas correções personalizada do seu projeto, mentorias em grupo ao vivo, além de todo o suporte pelo whatsapp!

A estrutura do Curso Academia Simplificada:

Tema e sua delimitação

Como escolher um tema; Temas empíricos; Temas teóricos; Adaptando seu tema à orientação pretendida

Os meandros de um projeto

Quer saber como fazer um projeto? Como definir minha metodologia? Meu problema de pesquisa? Pois então, nesse módulo aqui você terá aulas sobre TODOS os elementos de um projeto ou artigo!

Preparando-se pra arguição e proficiência

Como se preparar pra entrevista? A estrutura de uma arguição; questões que normalmente são feitas; como estudar pra prova de proficiência; como ter um certificado, e por aí vai!

Bônus: Os meandros do Lattes e o sistema de publicações

Como preencher o currículo lattes; o que colocar, o que retirar; pra qual revista submeter seu artigo; qual revista possui melhor pontuação, dentre outras aulas!

Você, além de mais de 30 horas de aulas gravadas, ainda vai levar:

Correção personalizada do seu projeto

Sim, você vai me mandar seu projeto e, em até 72 horas úteis, vou te retornar com minhas considerações!

Mentorias ao vivo para retirada de dúvidas!

Serão 12 lives fechadas para turma, uma por mês, onde ficarei disponível para tirar, ao vivo, todas as dúvidas que vocês tiverem, seja sobre projeto, sobre a seleção em si, lattes, e tudo mais!

No final das contas, isso que você terá com o Curso:

+
Aulas
Correções personalizadas de seu projeto
0
Mentorias em grupo
Certificado de Metodologia com carga horária de 30 horas!

Ah, e o acesso não vai ser só por um tempinho!

Aqui, mais do que o tempo de uma seleção, você vai ter o acesso ao Curso por UM ANO, podendo ver e rever as aulas quantas vezes quiser nesse período!

Garantia de 15 dias!

Além do pagamento ser totalmente assegurado pela Hotmart, você ainda poderá pedir seu dinheiro de volta em 15 dias após a compra , sem precisar justificar na forma "a" ou "b", tudo direto pela plataforma!

E então, bora começar essa jornada acadêmica?

Todas as aulas, mais uma correção do seu projeto, mentoria ao vivo, pdf com o conteúdo das aulas e suporte por:
R$483.3
R$ 387,00 Ou 12x de 37,70
  • Mais de 30 aulas pegando TODOS os pontos de um projeto e da seleção
  • Duas correções personalizadas de seu projeto, mostrando onde melhorar e onde reforçar o acerto!
  • Doze mentorias ao vivo e em grupo
  • Suporte pelo WhatsApp e acesso ao grupo fechado da turma
  • Certificado do Curso de Metodologia e Escrita com 30 horas

Olha só o sentimento de quem já viveu minha metodologia:

@jorgemelloo4122

@lidianebc

@nandapastor_

Programação Completa:

Essa é aquela aula que serve tanto para quem ainda não tem um tema, quanto pra quem já tem, e quer delimitá-lo melhor. Responderemos às seguintes perguntas: Como escolher um tema a partir de suas próprias referências; escolhendo entre um tema teórico e um empírico. Como maximizar seu acesso; Entendendo seu conflito.

Aqui, aprenderemos como e quando fazer o resumo, suas particularidades, como fazer um que instigue seu leitor, ao invés de repelí-lo. Quanto às palavras-chave, aprenderemos como formulá-las a partir de três bases: personagens de pesquisa, área acadêmica e conceitos analíticos com protagonismo na análise. No final, abordaremos suas traduções, “abstract” e “keywords”, respectivamente.

Vamos, aqui, aprender como fazer um título instigante e que já traga de forma preliminar o seu conflito, ou seja, aquilo que você quer pesquisar e tentar entender durante a pesquisa, tudo sem fazer um título gigante e que assuste seu leitor!

Saindo do título, vamos pra introdução, o lugar aonde você trará uma primeira contextualização à sua pesquisa, com o cuidado de não antecipá-la completamente e fazer com que todo o resto fique meio capenga! (se você já começar seu texto pelo final, tudo vai ficar confuso depois, né?)

Aqui iremos tratar duas questões básicas do seu trabalho acadêmico. Primeiro, aquilo que no meu método chamo de conflitos de pesquisa. Explicando rapidamente, a base de um trabalho acadêmico é a investigação de um fato social ou teórico que desafia um grupo de expectativas normativas.

Pense, por exemplo, numa política pública de educação que possui uma espécie de resultado esperado, como, por exemplo, a diminuição na evasão escolar. Aí você, na prática, percebe que a referida política pública ao contrário de melhorar a evasão, serviu como mais um motivo ou, em outras palavras, piorou ainda mais a situação. Seu conflito, então é essa diferença entre expectativa e realidade e seu problema, por conseguinte, é se perguntar “por que essa política pública não deu certo?”

Pronto, neste módulo faremos uma análise detalhada do conflito de pesquisa, para, depois, chegar ao problema e trazer todas suas nuances.

Pois bem, se o problema é a pergunta básica de sua pesquisa, as hipóteses são as respostas preliminares que você deve dar. Nesse módulo, falaremos também sobre as diferenças entre hipóteses de projetos e de artigos, se você precisa colocá-las mesmo que o edital não fale expressamente, e por aí vai.

Neste módulo vamos falar sobre a parte um pouco mais ativa de seu projeto ou artigo, os objetivos, lugar onde você vai, a partir de um verbo nuclear, falar o que você, no final das contas, vai fazer ali.

Módulo muuuuito importante para qualquer texto acadêmico, aqui falaremos com detalhe do famoso “com base em (…)” do seu trabalho, mostrando como achar teorias, como estruturá-las, quantas são necessárias, e por aí vai.

Agora é a hora de tirar seu texto do mundo das ideias e levá-lo pra prática. Se você tá querendo fazer um projeto, por exemplo, como que você vai fazer para, na prática, responder as perguntas que você se propôs a investigar?

Assim, falaremos sobre categorias metodológicas como a diferenciação qualitativo/quantitativo, técnicas de pesquisa como questionários e entrevistas, além de te mostrar, passo a passo, como pensar sua metodologia, seja ela empírica ou teórica.

tá bom, seu trabalho tem um tema interessante e bem delimitado, faz perguntas pertinentes, hipóteses plausíveis, tem um referencial teórico complexo e uma metodologia palpável, mas por que seu projeto deve ser aprovado? Qual a importância do seu artigo?

Mostraremos, aqui, como fazer seu segmento metodologia, perceber a inserção do trabalho em seus diversos âmbitos como, por exemplo, acadêmica e social, ressaltando, assim, sua relevância prática.

bem, nem todo edital pede uma conclusão nos projetos mestrado ou doutorado, mas todo texto precisa de um fechamento, não? Pois bem, aqui vou mostrar como fazer sua conclusão ressaltando aquilo que mais importa neste segmento: perspectivas. Mostrar, assim, que seu trabalho não acaba nesse projeto ou artigo e que, além disso, traz possibilidades para outras pesquisas de outras pessoas.

Agora é aquela parte mais formal, como fazer a lista de referências que fica no final, qual fonte escolher, tamanho, e por aí vai.

Numa seleção, seja de mestrado, seja de doutorado, muita coisa acontece depois do projeto, e aqui falaremos sobre a primeira dessas fases posteriores: entrevista.

O que normalmente é perguntado, como reagir, como estruturar sua apresentação, como se preparar e outros fatores serão abordados nesse módulo.

Vou te ensinar aqui como se preparar para a temida prova de proficiência e mostrar, na prática, que ela é muito mais simples e acessível do que se imagina, você só precisa da técnica certa.

Toda e qualquer pessoa que esteja dentro da Academia deve ter um currículo lattes e aqui vou te mostrar como preencher, o que deve ser retirado, como usar o lattes para buscar o orientador pretendido, e muito mais!

O que é uma linha de pesquisa? Qual linha escolher, o que levar em consideração na escolha? Será que eu devo direcionar meu projeto pra toda a linha ou só um professor? Nesse módulo vamos destrinchar essa questão acadêmica e seus meandros.

Neste módulo, abordaremos as seguintes questões: qual o melhor jeito pra fichar um texto? Como começar a escrever? Como ordenar os pensamentos e as teorias subjacentes a um texto acadêmico?

Fazer um texto acadêmico é só a primeira parte. A segunda, e talvez tão importante quanto, é saber como e onde publicar seu artigo, ensaio e resenha. Nesse módulo, então, falaremos os meandros do sistema capes de avaliação, onde achar revistas para publicação, o que é um fluxo contínuo e a diferença de uma chamada de artigos, além de vaaarios outros detalhes.

Bem, já falamos bastante sobre as bases de um texto, agora chegou a hora de complexificar isso tudo, falando de formas textuais que fogem um pouco do escopo de um artigo, mas, dependendo do tema e da ocasião, podem te ajudar bastante na hora de construir seu currículo, como, por exemplo, o ensaio. Falaremos, assim, sobre como fazer um ensaio, sua estrutura, onde e quando deve ser utilizado, entre outras coisas.

Olá!

Meu nome é Lucas Sena, sou Doutorando em Antropologia pela UFSCar, Mestre em Ciências Sociais e Direito pela UFF e consegui isso a partir de uma metodologia que mostrou como qualquer pessoa pode ser aprovada no mestrado, mesmo se não for de dentro, se for de faculdade particular e sem publicações (como eu era na época).

A partir daí criei um instagram, o @proflucassena para compartilhar essa metodologia onde já somos mais de 24 mil acadêmicos e acadêmicas compartilhando uma percepção comum, qual seja, a ideia de “Sigamos”, a necessidade de proatividade, de simplesmente chegar e escrever, de objetividade e sangue nos olhos ao perceber que ninguém vai te dar nada na mão, muito menos na Academia.

Escolha e delimitação do Tema!

Nesse módulo, eu vou expandir o que eu falei na Imersão Acadêmica (o vídeo que está nessa página) e destrinchar ponto por ponto como você faz para criar um tema a partir de suas próprias referências, sem a necessidade de uma espécie de banco de temas abstratos e fantasiosos!

Estas aulas, assim, serão tanto pra quem está partindo do zero, quanto pra quem já tem um tema, mas percebe a necessidade de delimitá-lo melhor.

Projeto!

Pense nesse módulo como sua grande caixa de ferramentas sobre textos acadêmicos, disponível já no momento da compra, indo desde o título, passando por problemas de pesquisa, referencial teórico, metodologia, objetivos, e por aí vai!

Correção!

O envio poderá acontecer tanto pelo whats app, quanto por email!

Após a inscrição, em até 24 horas você receberá um email com as instruções de envio!

Mentoria em grupo!

O dia e turno da Live será decidido pela turma a partir de um formulário enviado em até 24 horas da compra e comunicado pelo nosso grupo fechado!

Se não puder participar, não tem problema, porque a live ficará gravada e disponível para a turma na nossa área de membros!